Reencontro - Saudades de você - oficial

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ESTOU ESTRESSADO E DAÍ?




É muito comum falarmos ou ouvirmos essa expressão. Mas será que realmente sabemos o que é o estresse, quais os sintomas, consequências e como combatê-lo?  A seguir alguns esclarecimentos.
 
"Estresse” não é um diagnóstico, doença ou síndrome. Estresse é um conjunto de sintomas emocionais ou físicos, não específicos, que podem estar associados ou não a uma doença ou a síndrome.

A associação do estresse com uma determinada doença, irá depender da vulnerabilidade individual, da intensidade, natureza e duração do estresse, além da capacidade do indivíduo em se adaptar ou modificar os recursos disponíveis em seu ambiente."  

Para algumas pessoas, o estresse pode causar doenças ou contribuir para uma deterioração da saúde física ou mental. Embora os estudos científicos não tenham chegado a um consenso definitivo, o estresse pode contribuir para o desenvolvimento de graves doenças como o derrame cerebral, infarto do coração, úlceras gástricas e até mesmo a síndrome do intestino irritável.

Tudo irá depender de como cada indivíduo encara as situações de estresse, que geralmente estão relacionadas ao convívio social e familiar, ambiente de trabalho, meio ambiente, condição de saúde e situação sócio-econômica do indivíduo. Do ponto de vista psicológico, o estresse pode estar relacionado ao desenvolvimento de transtornos de ansiedade, síndrome do pânico e depressão. 
 
SINTOMAS FÍSICO: 
 
Cansaço
Dores pelo corpo e dor de cabeça
Tensão Muscular
Palpitações
Queda de Cabelo
Azia e outras
 
SINTOMAS PSÍQUICO: 
 
Irritabilidade
Redução de Concentração e Memória
Insônia
Isolamento
Desânimo
Apatia
 
Agora que você sabe um pouco mais sobre o assunto da nossa lição desta semana, descubra como combater o estresse, estudando diariamente e colocando em prática os ensinamentos  do nosso Mestre, que inicia a semana lhe fazendo um convite: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei" (Mat. 11:28) 

Leia a lição da Escola Sabatina na íntegra no blog: www.bibliafala.blogspot.com

Um bom estudo a todos e uma ótima semana!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário